28 de novembro de 2014

Bairro das Lages, quem te viu e quem te não vê!

Longe vão os dias em que era tanto o bulício no Bairro, nas imensas ruas deste Bairro. Tantas eram as crianças, os rapazes e as raparigas. A verdade é que da minha geração (1976) seriam mais rapazes e, por causa disto, a bola era o nosso divertimento. Aquelas ruas eram autênticos campos de futebol, primeiro na terra e depois no paralelo. Como nós, rapazes daquele tempo, sonhávamos com relvados… mais que não fosse por causa dos joelhos e, principalmente, das calças.
Como os tempos estão diferentes! De que se queixam os jovens de hoje? O relvado chegou!
Acabaram-se os joelhos negros e os remendos nas calças! Que lindo está o Bairro! Grande parte das ruas são maravilhosos relvados, lembrando o antigo relvado natural do Estádio da Cruz.
Mas há um problema: no Bairro já não há crianças, no Bairro já não há pessoas! Será esta a razão para a erva crescer tanto, ao ponto de parecer um tapete? Mas há mais problemas: há casas abandonadas e o abandono deixará de ser o principal problema e passará a ser, não faltará muito, a saúde pública!
Sei que não serão casas que possam albergar futuros museus ou casas de “não-sei-bem-o-que-podemos-inventar-mais-para-parecer-que-o-nosso-concelho-está-sempre-em-festa”, mas poderiam ser casas recuperadas, em articulação com os seus proprietários, criando uma bolsa de habitação, por exemplo. 
Já várias vezes escrevi, em 2008, por exemplo, e outros também escreveram, sobre o Bairro das Lages (desculpem, mas é o Bairro onde nasci) e projetava nesses escritos, infelizmente, o que está a acontecer e o que mais poderá acontecer. Naturalmente que o Bairro das Lages é daqueles sítios onde só vamos se tivermos mesmo de ir e, por isso, o que não é visto…
Será que é difícil retirar a erva daquelas ruas? Será que é difícil deslocar quatro trabalhadores, dos oito que estão a colocar flores numa rotunda, para o Bairro das Lages? Sei que lhe chamam “Bairro 1º de Maio”, mas não é correto esperar que sejam os habitantes a fazer o trabalho da (s) autarquia(s), como já vi fazer.
Para os mais esquecidos, o Bairro das Lages é freguesia de Valpaços e concelho de Valpaços!

Sérgio Morais


Sem comentários :

Enviar um comentário