7 de setembro de 2017

Candidato do PS quer "instalar" a democracia em Valpaços

O candidato do PS à Câmara de Valpaços, José Mimoso, definiu hoje como prioridade "instalar" a democracia neste concelho do distrito de Vila Real que sempre foi governado pelo PSD.

José Mimoso tem 56 anos, é professor do ensino secundário e foi presidente da junta de freguesia de Valpaços durante três mandatos.

É a primeira vez que se candidata à câmara e disse à agência Lusa que a prioridade é "combater o défice democrático" neste município que, desde as primeiras eleições livres em Portugal, sempre foi governado pelo PSD.

"São muitos anos, é um sistema que está muito enraizado, criam-se vícios e acima de tudo muita prepotência. Uma forma de estar e de ver a política que acaba por não trazer grande desenvolvimento", salientou.
O melhor do Diário de Notícias no seu email

Em Valpaços, referiu, "está tudo na dependência da autarquia", desde instituições a coletividades.

"Os órgãos diretivos são, no fundo, nomeados pelo próprio presidente da câmara e, portanto, há um défice democrático enorme, as pessoas acabam por não conseguir participar porque têm medo", frisou.

Devido à dificuldade em constituir listas, o PS não apresentou candidatura em todas as juntas de freguesia do concelho.

"Quem está dependente da câmara, por causa do emprego ou do negócio, depois não tem coragem de integrar uma lista. É, inclusive, difícil constituir listas por outra cor partidária que não o PSD", afirmou.

José Mimoso considera ser obrigação do PS "repor os valores da democracia" neste município.

O cabeça de lista socialista defendeu que é preciso atrair investimentos para o concelho, por exemplo, disponibilizando terrenos para a instalação de empresas, o que considerou ser importante para a criação de emprego e a fixação das pessoas.

"Os autarcas não se podem limitar a andar a angariar simpatias eleitorais porta a porta. A obsessão é, ano após anos, garantir a reeleição", afirmou.

As eleições em Valpaços, distrito de Vila Real, vão ser disputadas entre o atual presidente Amílcar Almeida (PSD), José Mimoso (PS), Fernando Nogueira (CDS-PP) e António Teixeira (CDU).

Fontes: http://www.dn.pt/lusa/interior/autarquicas-candidato-do-ps-quer-instalar-a-democracia-em-valpacos-8749035.html

Sem comentários :

Enviar um comentário